top of page

CVM prorroga mais uma vez o prazo para fundos de investimentos se adaptarem aos parâmetros da Resolução 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento)

Atualizado: 28 de mar.



CVM prorroga mais uma vez o prazo para fundos de investimentos se adaptarem aos parâmetros da Resolução 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento)

No dia 12 de março, a CVM publicou a Resolução n. 200 (“RCVM 200”), prorrogando o prazo para os fundos de investimento se adaptarem aos parâmetros da Resolução n. 175 (a “RCVM 200”), também conhecida como “Marco Regulatório dos Fundos de Investimento”.


Essa resolução reformulou a estrutura de fundos de investimento com a criação de diferentes classes e subclasses de cotas, criou novos deveres e responsabilidades para os administradores, bem como introduziu a possibilidade de limitar a responsabilidade de cotistas ao valor de subscrição. 

Os fundos de investimento terão agora até 30/6/2025 para se adequarem às disposições sobre estoque da RCVM 175, com exceção dos fundos de investimento em direitos creditórios – FIDC, que terão até 29/11/2024. Essas prorrogações não se aplicam aos fundos constituídos após 2/10/2023, os quais ainda devem observar a RCVM 175. 

Também foi prorrogada a entrada em vigor das normas que regulam: 

(i) o estabelecimento da taxa máxima de distribuição, que agora entrará em vigor em 1/11/2024 (art. 48, § 2º, inciso XI); 

(ii) a possibilidade de fundos possuírem diferentes classes e subclasses de cotas, que agora entrará em vigor em 1/10/2024 (art. 5º); e 

(iii) as disposições sobre acordo de remuneração com base na taxa de administração, performance ou gestão, que agora entrará em vigor em 1/10/2024 (art. 99). 

Além disso, a nova resolução trouxe a possibilidade de fundos de investimento imobiliário - FIIs onerarem seus imóveis como garantia de operações de suas carteiras, encerrando o debate em torno do Ofício-Circular n. 1/2024/CVM/SSE, bem como a prestação de fiança, aval, aceite ou qualquer outra forma de coobrigação, em nome da classe, relativamente a operações relacionadas à sua carteira de ativos. 

Nossa equipe está à disposição para auxiliar em caso de dúvidas em relação ao assunto. 

Enzo Oliveira 

Comments


bottom of page